quarta-feira, 20 de julho de 2011

LivRes??

Somos livres quando comandamos os pensamentos, vontades e atos. É com a mera sensação de liberdade que damos passos e com movimentos involuntários nos deixamos guiar.  A única observação é que nem sempre esses caminhos vão nos deixar libertos além de um momento.
A liberdade pode magoar. Pode ferir e acabamos presos no próprio ir e vir.Quem foi que disse que ser livre é fazer o que se dá na telha?
Acho que não é bem por aí. Devemos satisfação à consciência e essa aí, meu Deus, é de arrastar a lógica do que achamos certo ou errado para o bueiro mais próximo.
Se todo mundo tivesse em mente que cada ação tem sua reação, acho que os erros seriam abreviados e a liberdade seria mais gozada, literalmente falando...
E também sei que os erros, acabam sendo o acesso a determinado lugar, quando as asas da liberdade são cortadas ou encontram-se defeituosas. Deus é tão divino que até em nossos vacilos nos oferece uma nova oportunidade de voar, caminhar, pular e chegar.
Uns nem dão bola para o que fazer com as tais asinhas... Outros pensam tanto que até os músculos ficam atrofiados... E outros são afoitos... e caem...
É assim com todo assunto relacionado à vida. Sempre alguém sai da linha ou anda tão certinho que a obtenção de algo acaba sendo ou se tornando frustrado.
A liberdade acaba sendo isso: erros e acertos não calculáveis. Apenas buscas. Um tiro no escuro... Um querer sem saber... Chega a ser confuso querer entender onde quero chegar, mas é simples... Basta entender o querer da sua própria liberdade e enquadrar ela ao que é melhor para você... Ter asas é sublime, mas às vezes caminhar com os pés no chão preso a seus próprios valores torna o passeio mais seguro.
A liberdade é:
Faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher.
Independência: conquistar a liberdade.
Estado oposto ao do cativeiro ou prisão: pôr um prisioneiro em liberdade; à escravidão: dar liberdade a um escravo; ao constrangimento: falar com inteira liberdade.
Direito que alguém se arroga: tomar a liberdade de contradizer uma pessoa.
Liberdade de consciência, direito de ter ou não uma crença religiosa ou filosófica.
Liberdade de contratar, regalia que tem cada indivíduo capaz de concluir qualquer contrato privado, com a única restrição do respeito à ordem pública e aos bons costumes.
Liberdade de culto, direito de praticar livremente a religião professada.
Liberdade individual, direito que tem cada cidadão de ir e vir sem restrição em todo o território nacional, de estar em segurança nesse território (principalmente de não ser privado de sua liberdade senão em certos casos, prescritos pela lei), de poder daí sair e aí reentrar.
Liberdade natural, direito que o homem tem por natureza de agir sem qualquer constrangimento externo.
Liberdade de opinião, de pensar, direito de exprimir cada um seus pensamentos, suas convicções.
Maneira de agir com audácia: tomar liberdade com qualquer pessoa.
By JanNe

2 comentários:

Thatica. disse...

Oiee minha amiga!

Adorei seu texto sobre a liberdade. Muito reflexivo, muito intuito..

Admiro sua maturidade.. sempre uma visão positiva da vida, equilibrada.. justa, vendo os dois lados..

Adoro você viu..

Beijos.. fica com Deus

Janaína Pupo disse...

Nossa, palavras muito sabias!
Realmente a liberdade pode ser um tiro no escuro e eu diria, perigosa.
Não podemos ter tudo, não é?
Beijos amiga e parabéns pelo texto.