Pular para o conteúdo principal

CulTuRa é TuDoOo



quarta-feira, 27 de agosto de 2008 17:14h

Realmente a cultura de uma pessoa não se resume apenas em ler bons livros, tem que se atualizar. Saber oque se fala e como fala. A prática requer atenção e simplicidade para não sair da linha e acabar ridicularizado por sua façanha. Sempre fui sincera em dizer que um homem culto me atrai. Se ele for misterioso, calmo e calado, vixi perco as estribeiras (mas nada de dar na vista, tudo discretamente admirado).
Hoje em dia é praticamente raro ver alguém com um livro a tira a colo (seja no ônibus, em um banco qualquer ou naquela hora gostosa do almoço). Esses dias até assustei. Era domingão (eu vinha do trabalho, mais cansada por perder meu domingo trancada nesse marasmo, do que com o trabalho em si). Nem acreditei quando cheguei ao ponto de ônibus e lá estava o microônibus me aguardando... Não pensei duas vezes para jogar o cigarro (que acabará de acender, já imaginando as horas de espera do tal ônibus) e passar a roleta. Sentei-me no fundo. Dois minutos depois, entra um homem (talvez beirando minha idade). Lindo (alto, forte, moreno, olhos claros e com um perfume digno de um Deus)... poxa, para minha fraqueza sentou-se ao meu lado e em seguida retirou de sua mochila um livro volumoso (mas infelizmente minha curiosidade não pode ser sanada e acabei desistindo de tentar ver o título ou do que se tratava – ah, só por curiosidade).
Sempre tive o hábito de observar o semelhante em si. Posso estar à toa, mas reparo cada gesto, cada movimento (isso é como uma brincadeira, não há maldade nenhuma nisso) e assim fiz com o tal rapaz até o momento onde ele fechou aquele livro para seguir seu destino.
Cara, esse desconhecido nem imagina os pontos que teve comigo (ta certo, que entre uma página e outra ele talvez tenha notado minha admiração, pois houve um momento que olhou para mim e sorriu discretamente). Eu simplesmente retribuí o sorriso (como forma de desculpas, por tentar invadir seu mundo, sua intimidade).
Ele desceu. Foi embora e eu fiquei imaginando como iria postar essa minha indignação contra a não-leitura.
E pensar que descobri a leitura aos meus 12 anos e tive como foco nada menos que aquelas revistinhas de romances (do tipo Sabrina, Bianca). Ah, eu chorei muito com as histórias e em poucas horas devorava duas edições sem perceber. Acabei pegando gosto pela coisa e comecei a devorar tudo que via pela frente (até na Biblioteca municipal eu me enfiava, não a trabalho-escolar, mas sim por curiosidade). Graças à modernização, hoje posso me considerar uma internauta de porte. Mexo em tudo que é site, leio tudo que me prende a atenção. Sinto saudades de um velho livro. Da sua companhia fiel. Mas não o deixei por completo. Ainda encho o saco dos amigos para sempre me trazerem algo para ler e assim vou indo.
Como aquele homem no ônibus, com certeza, devo instigar a curiosidade alheia (pois não penso duas vezes em tirar meu livro da bolsa e dar-lhe espaço em minha vida). Pois não há nada mais gostoso do que se prender a uma historia fascinante totalmente fora da realidade... Enfim, a imaginação continua sendo prazerosa se usada positivamente.

BjoO
Jana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

* A peça chave, é você! *

Estranhamente temos ou sentimos a necessidade de estar em constante limpeza interior. Ontem o que era bom, hoje já não satisfaz. O que agora te faz sorrir, amanhã será só uma lembrança. Crises são crises. E as existenciais são um estrondo na mente. É um pensar sem parar, uma angustia uma falta de resposta e não aceitação do que se vive. É um olhar para dentro e não saber o que realmente importa. Como se estivesse dentro de um quebra-cabeça gigante e ter plena certeza que nenhuma peça irá se encaixar. Existo por quê? Há os que virão com belos conselhos contra o seu vazio. Os que te apresentarão a religiosidade, os que simplesmente te dirão para parar de frescuras e seguir. Nada disso é válido quando você mesmo não quer enxergar não é mesmo? Sei bem. Nesses momentos, o que alivia mesmo é o silêncio. É se trancar em um quarto escuro, fechar os olhos e se imaginar parte dessa escuridão. É permitir que as lágrimas escorram e que seu corpo se esgote tanto a ponto de não sent

** FuManTeS S.A **

- Eiiii, alguém para esse trem da abstinência porque necessito descer! Algo em mim não vai bem, uma confusão estrondosa, mente e corpo em um ringue estilo MMA. A idéia foi boa, diga-se de passagem, de uma mente cansada e já se sentindo escrava. O corpo vem reagindo como pode, gritando sua grotesca falta de nicotina, atormentado: ô coitado! Sete dias. Uma semana. 168 horas sob a mira da força de vontade – é tudo que tenho e que utilizo para tranqüilizar o animo. Opinião não se tem muito valor a quem deseja suicidar um vício. As correntes de apoio também não, afinal serão as mesmas que se tornarão criticas fatais caso vacile na minha decisão e obedeça a recaída. Não, não quero isso. Juro. Mas citarei alguns dos malefícios e benefícios desse ato excelente, mas insano vai... ou o contrário? Ráh, já nem sei. Eu gostava de fumar. A fumaça tinha algo encantador, sedutor... e invadia meus pulmões com o mesmo propósito e me levava em segundos a um êxtase de s

** AnSeiOs **

Rapidamente o tempo me engole numa mordida só. Furta-me as coisas boas da vida e ignora meus mais pequenos desejos... ...Que nesse momento seria ficar sozinha com meus pensamentos... num lugar onde o vento soprasse coisas aos meus ouvidos... onde o sol iluminasse parte de mim e a calmaria me devolvesse o sossego. Apenas sei que os dias terminam e nem sei em que parte me perdi deles. Vagamente lembro dos anseios... Vagamente olho aqui dentro. A pressa em se ocupar é maior agora. Maior que qualquer dor que venha me perturbar... maior que meus impulsos de ler páginas antigas só para que minha alma se sinta viva novamente. É estranho e que dirá não egoísta, se perder tentando se achar. Demoramos meio segundo para criar sonhos gigantescos e uma vida inteira para nos desfazer daqueles que se tornaram pesadelos... Há um motivo aparente para essa mudança brusca... talvez tenha vindo da minha própria natureza insensata... talvez seja um vicio em se escolher o errado. Ainda não identifiqu